Ansiedade de desempenho: por que sofremos com isso e os remédios para combatê-lo

Você já experimentou ansiedade no desempenho? Talvez isso tenha acontecido antes daquele exame importante, da entrevista de emprego ou até ... no quarto! Neste artigo, o psicólogo clínico Davide Lo Presti explica quais são os mecanismos subjacentes à ansiedade de desempenho e os remédios para se livrar dela.

ansiedade de desempenho
"A ansiedade pelo desempenho, como uma profecia traiçoeira, transforma o medo de falhar, da possibilidade temida em realidade real".

Davide Lo Presti.

Às vezes, somos nossos piores inimigos .

Se a mente humana tem a capacidade de transformar sonhos em realidade, infelizmente também é capaz de transformar pesadelos em realidade.

Assim, a ansiedade no desempenho , ou o medo, muitas vezes exagerado e injustificado , de que algo dê errado em nossa próxima apresentação, torna-se um enorme freio de mão  que nos faz viver mal os momentos que precedem o teste e que corre o risco de nos prejudicar. durante o teste em si.

Como podemos nos livrar disso?

Fiz essa pergunta a Davide Lo Presti , psicólogo clínico, editor da seção " Livros para a mente " da revista histórica Contemporary Psychology e autor do excelente livro " A profecia auto-realizável". O poder das expectativas para criar a realidade "(2018, Flaccovio Editore).

Dr Lo Presti dedicou os últimos três anos ao estudo do fenômeno de profecias auto-realizáveis , ou seja, aquelas previsões mentais que tendem a se materializar na realidade, simplesmente porque elas foram continuamente imaginadas (você já se repetiu sem parar "Eu nunca excederei este exame "e depois ser rejeitado? Aqui, este é um exemplo clássico de profecia auto - realizável ).

Escusado será dizer que  profecias auto-realizáveis e ansiedade de desempenho estão intimamente ligadas.

Dr Lo Presti explica como nos damos a famosa " enxada nos pés ", mas acima de tudo como podemos parar de fazê-lo nas mais diversas áreas da nossa vida: desde salas de reuniões corporativas até salas de aula de universidades, da academia ao quarto.

Deixo a palavra para o nosso convidado.

O fantasma da ansiedade no desempenho
ansiedade fantasma de desempenho

Ansiedade, isso amaldiçoado!

Como um fantasma que gosta de pôr as rodas nas mais belas, a ansiedade pelo desempenho pode sabotar nossa vida, perseguindo-nos praticamente em todos os lugares:

Existe uma ansiedade quanto ao desempenho escolar , que pode pegar alunos de todas as idades despreparados.
Existe uma ansiedade quanto ao desempenho no trabalho , que pode ser vítima de profissionais e gerentes.
Existe uma ansiedade no desempenho esportivo , que pode levar um campeão a derrotas ardentes.
Sem mencionar a ansiedade do desempenho sexual, da qual homens e mulheres podem sofrer e que pode desligar a paixão debaixo dos lençóis.
Neste artigo, veremos juntos os mecanismos psicológicos por trás dessa armadilha mental , mas, acima de tudo, focaremos nos remédios para combater a ansiedade no desempenho .

Para começar, vou falar sobre o que muitos sofrem, mas poucos querem falar sobre: ansiedade no desempenho na cama.

Siga-me, porque mesmo que esse problema não lhe diga diretamente respeito, entender sua dinâmica  nos ajudará a derrotar esse fantasma rancoroso nas outras esferas de nossas vidas.

Ansiedade por desempenho sexual: poucos falam sobre isso, muitos sofrem com isso
Na minha experiência como psicólogo clínico, posso garantir que a ansiedade por desempenho sexual é muito mais difundida do que você pode imaginar.

Surpreendentemente, então, são principalmente  os casais jovens que são atingidos por esse problema; e, muitas vezes, depois de experimentar todos eles, sem depender de remédios populares , como alimentos afrodisíacos ou remédios farmacológicos , como a pílula azul (Viagra), eles finalmente decidem passar pela porta de um psicólogo , sem um embaraço compreensível.

Normalmente, a situação inicial consiste em repetidos padrões de sono , que têm o efeito de projetar uma sombra sombria no relacionamento do casal.

Sofrer é acima de tudo 'a auto-estima do homem , que se sente privado de sua masculinidade , e é cada vez ponderando sobre a preocupação de tornar-se 'impotente', e, portanto, não ser capaz de ter uma relação sexual adequada.

Obviamente, essas preocupações seriam suficientes para fazer alguém querer o desejo. E, de fato, o mecanismo que desencadeia a armadilha consiste precisamente nas expectativas negativas que acompanham as relações sexuais, isto é, no medo de uma falha iminente.

Em " A profecia auto-realizável ", apresento um estudo aprofundado sobre esse tema:

“Às vezes pode acontecer com alguém dar errado; no entanto, o problema é alimentado pelo medo de que isso aconteça novamente no futuro. A expectativa negativa de uma défaciliação gera o que é comumente chamado ansiedade de desempenho, ou uma condição de extremo desconforto desencadeado pela mera perspectiva de ter relações sexuais. Essas sensações desagradáveis ​​de ansiedade, que atuam como um freio de mão psíquico, acabam bloqueando o indivíduo, inibindo uma ereção. Aqui, a expectativa negativa de falha de ignição se tornou realidade ". (p. 240)

Mas como podemos superar a ansiedade no desempenho?

Como combater a ansiedade de desempenho na cama (e além)
ansiedade de desempenho na cama

Como dito, a pílula azul nem sempre é uma solução. E dizer que acalmar aqueles que sofrem de ansiedade no desempenho, embora seja puro senso comum, não é suficiente .

A pessoa sabe muito bem que deve relaxar. Exceto que ele simplesmente não pode. O fantasma do tolo - ou seja, a expectativa de fracassar - e a ideia de estar desamparado é muito mais forte. Portanto, é precisamente esse medo que desencadeia e alimenta a ansiedade, cumprindo assim as profecias mais sinistras .

Para sair do impasse , geralmente peço aos meus pacientes que sigam uma receita paradoxal :

“A partir de agora até a próxima vez que nos encontrarmos, você terá que seguir a proibição de penetração. Você pode beijar, acariciar, provocar e provocar um ao outro, mas sem penetração. " (página 243)

Como você pode imaginar, a reação dos pacientes a essas palavras é tipicamente incrédula : seus olhos se arregalam e me olham como se eu fosse louca. Na realidade, porém, há uma lógica nessa loucura.

Como eles descobrirão nas sessões seguintes, abandonar a ideia de desempenho a ser realizada a qualquer custo  tem o poder de nos aliviar e nos fazer entrar em contato com nossas emoções, sem ficar preso em nossas expectativas nefastas.

Além disso, dessa maneira, a relação sexual, justamente porque é negada pela prescrição paradoxal, do " problema " se torna algo " desejável " , como todos os frutos proibidos .

Truque que funciona desde os tempos de Adão e Eva!

Bem, agora vamos sair do quarto e ver alguns remédios para lidar com a ansiedade do desempenho em outras áreas de nossas vidas. Um acima de tudo? A universidade ...

Ansiedade no exame: reconheça e supere
ansiedade desempenho universitário

Mecanismos completamente análogos, nos quais nossas expectativas negativas podem se tornar verdadeiras profecias auto-realizáveis , se manifestam nos casos de ansiedade nos exames , das quais os estudantes universitários são frequentemente vítimas.

É compreensível que os exames, com sua quantidade de páginas e páginas a serem estudadas, possam nos intimidar.

"Vou fazer isso?", "Serei capaz de me preparar a tempo para o exame?" "Serei capaz de me lembrar de tudo?" .

Perguntas legítimas, é claro. No entanto, se forem muito insistentes, eles podem acabar alimentando nossa ansiedade . E a partir de perguntas preocupadas, elas podem se transformar em convicções prejudiciais , como "Não posso fazer isso" "É impossível!", Que têm o efeito de nos bloquear, sabotar nossas habilidades cognitivas.

Mas por que nos colocamos de pé ( antes e durante um exame)?
Deixe-me fazer um pouco de Piero Angela sobre a situação ...

Nosso cérebro é composto de duas partes:

um emocional (mais rápido e ancestral),
e um racional (mais lento e evolutivamente recente).
O coração da parte emocional é o " sistema límbico ", enquanto a parte racional é representada pelo " neocórtex ", a parte mais externa do cérebro.

Diante de qualquer evento, nossa primeira reação é a emocional , justamente porque, nos milênios da evolução humana, foram selecionados indivíduos que são capazes de responder rápida e instintivamente a possíveis perigos (ou possíveis oportunidades), à custa de outros. propósitos de raciocínio que, embora úteis, têm o defeito de serem lentos.

... e com um tigre com dentes de sabre respirando em nossos pescoços, é melhor nos apressar .

Isso significa que o medo (neste caso específico, o medo de não fazê-lo), sendo uma emoção, é muito mais rápido que a razão.

Isso explica por que, embora saibamos perfeitamente bem que devemos estudar, simplesmente não conseguimos nos concentrar. E aqui também, como no caso da ansiedade por desempenho sexual, acabamos presos em um mecanismo neural mortal.

Uma parte do sistema límbico, do tamanho de uma amêndoa, chamada "amígdala", que causa aquelas sensações psicofísicas desagradáveis ​​que os que estão sob a ansiedade do exame conhecem bem:

sensação de dominar,
aceleração da frequência cardíaca,
suores frios,
e até tremores nos membros, dependendo da intensidade da emoção.
Tudo isso, como também explicou Daniel Goleman no livro " Inteligência Emocional ", tem o efeito não desprezível de bloquear, no nível neural , o acesso à nossa parte mais racional do cérebro, onde residem exatamente as habilidades cognitivas que nos seriam úteis. para enfrentar a nossa tarefa.

Pessoalmente, chamo esse mecanismo de " freio de mão psíquico ", precisamente porque ele tem o efeito de bloquear nossas habilidades psíquicas.

O freio de mão psíquico
travão de mão psíquico desempenho ansiedade

Aqui está um esquema conciso de como esse mecanismo mental funciona:

Situação a ser abordada → Expectativas negativas → Travão de mão psíquico → Falha real

E aqui está a explicação mais detalhada que eu forneço em " A profecia auto-realizável ":

Qualquer teste, exame, tarefa, evento ou mais genericamente qualquer circunstância com a qual devemos nos medir (Situação a ser enfrentada) que gera o medo do fracasso em nós , ou mesmo um presságio instintivo do fracasso (Expectativas negativas), pode desencadear uma reação fisiológica de bloqueio neural (freio de mão psíquico) que nos mantém reféns de emoções intensas como o medo, impedindo o acesso às funções cognitivas mais avançadas sem as quais, no complexo mundo atual, onde não podemos nos comportar como habitantes de cavernas impulsivos, estamos destinados a uma falha estrondosa (falha real). (p. 118)

Daí resulta que, mesmo neste caso, o medo é zombeteiro "profético": ou seja, quanto mais o ouvimos, mais acabamos percebendo as expectativas negativas que tememos .

Nisto estão as armadilhas insidiosas da profecia auto-realizável . E para isso é bom conhecê-los: não se tornar vítima deles, mas sim se beneficiar de suas influências positivas.

De fato, se aprendermos a administrar nossa ansiedade, enfrentar nossos medos sem evitá-los, mas, pelo contrário, olhando-os de frente, animados por expectativas positivas mais confiantes , podemos subjugá-la.

E o que nos espera, além do medo, além da ansiedade do desempenho, é o mundo fantástico do fluxo .

O fluxo: surf neural
Se expectativas negativas, como um feitiço perverso, têm o efeito de nos bloquear, as expectativas positivas podem tornar a mágica maravilhosa possível.

A condição diametralmente oposta à condição paralisante do " freio de mão psíquico " corresponde a um estado de graça psicológica conhecido como fluxo (ou fluxo).

O conceito de fluxo foi introduzido pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi para indicar aquelas experiências de extrema concentração e comprometimento em que esportistas, artistas, músicos, mas também pessoas comuns parecem mergulhar enquanto pretendem realizar uma atividade que consideram extremamente gratificante.

Se o freio de mão psíquico nos bloqueia, plantando as quatro flechas no meio da estrada, o fluxo, pelo contrário, é uma espécie de onda verde que atravessa nosso sistema neural, permitindo-nos correr livremente pelos caminhos da criatividade, com todas as nossas forças. valiosos recursos cognitivos disponíveis. (página 125)

Mas como você acessa o estado do fluxo ?

A partir dos estudos de Csikszentmihalyi, verifica-se que as pessoas que experimentam esses estados, especialmente no esporte (mas não apenas), acham a tarefa satisfatória em si mesmas : são, portanto, motivadas por uma motivação intrínseca e não por recompensas externas. Isso os leva a gastar as fatídicas 10.000 horas de treinamento na chamada " prática deliberada ", que como emerge de numerosos estudos (Anders Ericsson, 1993), é necessária para alcançar resultados significativos nas mais diversas áreas humanas, esportivas ou profissionais em geral.

Finalmente, outro elemento chave para acessar o fluxo é calibrar a barra um pouco mais alto do que somos capazes de pular , mas não muito ou pouco: apenas o suficiente para nos estimular sem nos desencorajar. Dessa maneira, poderemos manter expectativas negativas que podem nos esmagar, enquanto nos beneficiamos do poder das expectativas positivas.

Porque mesmo aqui, as expectativas negativas podem ter o poder nefasto de fazer tremer as pernas, bloqueando nossas habilidades devido à armadilha perversa do "freio de mão psíquico", que com suas sensações desagradáveis ​​de ansiedade pode acabar sabotando nossa desempenho. E sem perceber, acabaremos correndo com o freio de mão puxado. Ou pior, acabaremos pensando que somos "impotentes" e, portanto, incapazes de executar o desempenho que gostaríamos.

As expectativas positivas, por outro lado, permitem-nos aproveitar nossos preciosos recursos psico-físicos, permitindo-nos melhorar continuamente nossas habilidades. Mas acima de tudo para aproveitar o caminho.

Aqui estão alguns dos poderes das expectativas, que influenciam sutilmente nossas performances sexuais, escolares, profissionais ou esportivas.

Mas como você pode adivinhar o de " profecia auto-realizável ", é um fenômeno onipresente, presente em muitas áreas de nossas vidas. Um fenômeno que podemos sofrer, se ignorarmos suas armadilhas perfidiosas, ou que podemos dominar, se conhecermos seus mecanismos, tornando-se assim os arquitetos de nosso destino .

conclusões
Agradeço ao dr. Empreste-o por esse insight sobre a ansiedade do desempenho .

Antes de me despedir, gostaria de fazer um breve resumo do que aprendemos hoje e como podemos colocá-lo em prática imediatamente, no estilo clássico do EfficaceMente:

A ansiedade por desempenho é como um fantasma rancoroso que nada faz além de nos sabotar nas mais diversas áreas de nossa vida (na universidade, no trabalho, na cama!).
Uma das formas mais comuns (embora pouco discutidas) de ansiedade por desempenho é a ansiedade sexual , que pode inibir o desejo sob os lençóis.
Uma solução muito eficaz para a ansiedade no desempenho da cama é a prescrição paradoxal , que muda a atenção dos pacientes de um desempenho a ser executado a todo custo para uma atividade proibida e, portanto, desejável.
Mecanismos semelhantes também ocorrem em outras roupas nas quais ocorre ansiedade de desempenho, como a ansiedade que antecede um exame . A este respeito, o dr. Lo Presti explica como preocupações simples podem se transformar em crenças reais que influenciam negativamente os resultados dos alunos. Sobre esse tópico específico, refiro-lhe um artigo detalhado, no qual expliquei em detalhes quais precauções práticas você pode tomar para manter a ansiedade do exame sob controle (clique aqui) .
O conceito de freio de mão psíquico foi introduzido no artigo , que é a conseqüência direta da ansiedade no desempenho e a verdadeira razão que transforma nossas preocupações em realidade. Se aprendermos a soltar o freio de mão psíquico, nos libertaremos da ansiedade do desempenho: mas como podemos fazer isso?
Temos que entrar no chamado estado de fluxo . Viver em um estado de fluxo não apenas permite diminuir a ansiedade do desempenho, mas também tirar proveito das profecias que se realizam em nosso proveito . Para acessar o estado do fluxo, precisamos nos engajar em atividades que são  gratificantes e  desafiadoras ; em outras palavras, devemos imaginar diariamente que excedemos as metas um pouco além da nossa zona de conforto, e isso nos ajuda a superar esses limites.
Bem, espero que este artigo também tenha sido útil para você. Eu só tenho que marcar uma consulta para o próximo conteúdo do EfficaceMente.

Comentários

Postagens mais visitadas