Como se concentrar melhor no estudo: 5 dicas

Você gostaria de aprender a se concentrar melhor ao estudar? Neste artigo, coletei as melhores estratégias para eliminar de uma vez por todas aquelas malditas distrações que parecem não querer lhe dar paz.

concentração

"Se um problema exigir concentração absoluta, uma distração absolutamente irresistível ocorrerá simultaneamente".

Arthur Bloch.

Você finalmente decidiu preparar-se para um exame  que adia há meses. Esta sessão de estudo é muito importante. Você se senta, começa a ler o livro, mas… o telefone celular toca, a televisão transmite seu programa favorito, de repente você sente fome e, fora da janela, as crianças jogam futebol.

Em suma, uma mistura mortal de situações que têm um único denominador comum: elas impedirão que você estude bem e rapidamente !

Mas como você pode melhorar os estudos e  aumentar a produtividade,  evitando distrações?

Como encontrar a melhor concentração?

Eu queria resumir algumas dicas infalíveis que sugiro que você tenha em mente. Vamos vê-los juntos.

Crie o ambiente certo
concentração

Não existe um ambiente perfeito, um lugar mágico pronto para usar para estudar bem . O que você pode fazer é criar um super personalizado !

Mas o que isso significa na prática?

Se você estiver em casa, olhe em volta e procure uma área  tranquila . Na melhor das hipóteses, deve ser o seu quarto (espero!), Ou muitos estudantes preferem a sala de estar. O importante é que não haja distrações em potencial, como a TV ligada, seu cachorro, telefone celular, PC com mil janelas abertas e assim por diante.

Feito? Bem, agora pegue uma cadeira confortável (mas não muito, você não quer adormecer?), Uma mesa espaçosa,  sem objetos desnecessários e boa iluminação .

Sobre a mesa, coloque imediatamente tudo o que você precisa para o estudo, para que você não precise se levantar constantemente porque está perdendo alguma coisa. Pelo mesmo motivo, coloque lanches saudáveis, frutas e legumes e bastante água natural sobre a mesa.

Aqui você criou as condições corretas para iniciar o estudo focado em "atiradores de elite", dos quais Andrea falou neste estudo sobre como estudar bem e rapidamente .

Você deve estudar em uma área da sua casa silenciosa e iluminada, livre de ruídos, sons, cheiros e distrações visuais. Isso não significa que você terá que estudar continuamente por horas: na verdade, você será capaz de ceder às distrações quando houver necessidade de se separar um pouco.

O importante é não exagerar e encontrar o equilíbrio certo.

Você prefere estudar na biblioteca ou, em qualquer caso, fora de casa? As regras não mudam. Tente esculpir uma área reservada com o mínimo de distrações possível e complete a figura com as dicas que darei em breve.

Mantenha o foco
concentração

Supondo que você esteja realmente determinado a mergulhar em uma longa sessão de estudo, o que você precisa fazer é manter o melhor nível possível de concentração . Mas como você faz isso?

Manter a concentração certa nunca é fácil, dado que as fontes de distração estão por toda parte.

No entanto, isso não significa que você não possa adotar alguns truques simples que o levarão a resultados verdadeiramente notáveis, em tempos não bíblicos!

Aqui está o que você pode fazer.

Agende sessões de estudo individuais . Não se sente apenas na cadeira e abra o livro: escolha exatamente o que você focará na sua próxima sessão de estudo. Ainda melhor: use a técnica do tomate e decida quantas páginas serão concluídas no próximo "tomate".
Considere mudar o assunto se o tédio o atacar: mudar o livro ou o tópico com frequência pode permitir que seu cérebro recarregue.
Integre seu plano de estudo a um programa que inclua outras atividades . Ai de pensar que estudar deve ser sua única razão de viver: planeje o dia de maneira a ter tempo para seus amigos, seu esporte favorito, uma viagem de cinema, família e assim por diante. Você acha que não é possível? É absolutamente necessário ler a história de Gian Mario: em um artigo recente, ele revelou as cinco estratégias que ele usou para se formar com 110 e honras, em 2 anos e 10 meses, sem abrir mão do trabalho, esporte e lazer .
Use a técnica de folha branca para obter idéias . Muitos estudantes se distraem e perdem a concentração, porque durante a leitura são atacados por pensamentos de todos os tipos e têm medo de perdê-los na rua. Dessa maneira, os pensamentos permanecem na mente durante o estudo, prejudicando o aprendizado. Em vez disso, mantenha uma folha de papel em branco para anotar tudo o que lhe vier à mente enquanto estiver estudando.
Recompense-se . Uma pequena recompensa geralmente é a melhor estratégia para manter a motivação alta. Tente recompensar seu compromisso com recompensas pequenas ou grandes, pois você abalará sua motivação!
Mude o método . Se o método que você está seguindo (contanto que você o tenha) não o convença e não traga os resultados desejados, tente alterá-lo!
Para saber mais sobre as estratégias de concentração mais avançadas, recomendo que você leia estes artigos:

Concentração: 5 técnicas (e 1 truque de mágica) para melhorá-lo

Problemas de concentração? 4 soluções práticas

Dificuldade de concentração? Veja como escrever um livro inteiro em 36 horas

Encontre sua concentração (se você a perdeu)
concentração

Mas o que podemos fazer se a concentração parecer estar irremediavelmente perdida?

Se sua mente começou a divagar e você não consegue mais vê-la, não desanime. De fato, existem algumas estratégias simples, particularmente adequadas para restaurar o humor certo .

A primeira coisa que recomendo que você faça é  ouvir seu corpo .

Você não pode pensar que sua energia e sua propensão a estudar são 100% a qualquer hora do dia. Tente estabelecer hábitos saudáveis, experimente e tente entender quando e como você pode fazer o seu melhor em tudo o que faz.

Por exemplo, quando você não tem energia e se sente cansado ... dorme . Não faz sentido estressar o corpo, é muito mais importante aproveitar o sono . Não apenas permitirá regular melhor os hormônios e processar as informações, mas também ajudá-lo a recuperar sua energia.

Outra maneira de restaurar a concentração e a energia é  comer de forma saudável . Se você tem uma dieta saudável, sua mente também estará em forma e bem preparada para o estudo. Coma frutas, legumes, grãos integrais, carnes magras e frutas secas, evitando alimentos muito pesados, refinados e sem nutrientes.

Mais uma vez, aconselho você a trabalhar gradualmente e priorizando as coisas mais difíceis . Se você não estiver focado, tente dizer à sua mente que você absolutamente deseja estudar por mais 10 minutos. Após 10 minutos, você pode ter encontrado a motivação certa para continuar o estudo. Ver é crer!

Comece com as tarefas mais difíceis: depois de superar a pedra mais difícil, a estrada parecerá ladeira abaixo.

Use a técnica de pré-leitura
concentração

Outra dica que recomendo ter em mente para melhorar sua concentração no estudo é usar a  técnica de pré-leitura .

É uma pequena mudança nos seus hábitos que trará grandes benefícios!

Antes de abordar um livro particularmente volumoso ou as anotações que você fez meticulosamente em sala de aula, tente ter uma idéia clara do monstro que  você terá que enfrentar.

Leia o índice dos capítulos, as introduções e as conclusões primeiro, crie um mapa mental no qual os vínculos entre os vários tópicos sejam sólidos.

Com esse caminho preliminar, você evitará essa sensação irritante de perda e ficará mais motivado.

Planeje cada movimento!
concentração

A última dica que quero deixar para você é uma das mais importantes: planeje cada movimento!

Tente criar um plano de estudo que o guie pelos dias e semanas de treinamento, evitando concentrar todo o esforço por trás do exame. Em vez disso, distribua as horas que você deseja dedicar ao treinamento até o momento do teste final e também agende um tempo para a revisão.

É claro que é praticamente impossível alguém respeitar um plano de 100%, e você deve levar isso em consideração; mas ter um plano de estudo ajudará você a enfrentar seus dias de estudo com muito mais relaxamento e foco.

Se você não tem idéia de como planejar seus exames, consulte a página. 212 de " Estude menos, estude melhor v2.0 (Sm2) ".

O método explicado por Andrea para organizar o estudo já ajudou mais de 15.000 estudantes universitários a preparar seus exames EfficaceMente (também 6 ao mesmo tempo) ;-)

Comentários

Postagens mais visitadas