Regulamentos de intervalo para almoço e outros intervalos

A legislação para o almoço é uma das questões que os funcionários enfrentam - quem sabe por quê! - sempre interessado.

Todo mundo quer poder tomar um café em paz, sem que a cabeça faça uma boa lavagem no retorno.

Sim, mas quanto tempo deve durar uma pausa no trabalho ? Quanto tempo é permitido para o almoço? Existe um intervalo de almoço obrigatório ? E quanto custa os operadores de terminais de vídeo ? Existe um regulamento para o coffee break?

Tentamos responder a todas essas perguntas consultando a legislação para o intervalo para o almoço, tendo em mente que a discrição do empregador também assume esse domínio.

Regulamentos para intervalos para almoço e outros intervalos: quanto você tem direito e como organizar seu horário de trabalho
Uma pausa no trabalho é um direito inalienável do trabalhador, um pouco como o dia de trabalho de 8 horas. De fato, a interrupção é expressamente regulada em todo tipo de contrato, mas mesmo que não fosse esse o caso, seria suficiente para o empregador recorrer ao bom senso.

Qual trabalhador pode manter o mesmo ritmo por mais de seis horas sem precisar de uma pausa? Trabalhar sem parar levaria inevitavelmente a afetar o bem-estar físico e mental do funcionário, além de obviamente diminuir seu desempenho. É, portanto, uma regra para o benefício de todos.

Dito isto, existe um regulamento para pausas para o almoço e outro para pausas para café simples, que difere de acordo com o tipo de contrato levado em consideração.

Em outras palavras: não é o trabalhador que decide como administrar seus intervalos.

O tempo permitido para o almoço
Você sabe, a comida é o nosso combustível durante o dia ... e para ter o melhor desempenho, precisamos nos alimentar o suficiente!

A legislação para o almoço não é regida por nenhuma lei específica, mas é regulamentada pelo CCNL de referência.

Antes de tudo, a pausa para o almoço deve responder às necessidades dos negócios. Nesse sentido, o empregador tem um poder bastante discricionário para organizar o horário do almoço como achar melhor.

No entanto, existem algumas regras básicas a serem consideradas.

Para a classe trabalhadora, o intervalo para o almoço pode durar até meia hora
Para os trabalhadores de escritório, geralmente é de menos de uma hora.
Em geral, não pode demorar mais de duas horas.
O circular não. Além disso, 8/2005 do Ministério do Trabalho estabeleceu que não é possível renunciar ao horário do almoço devido a um aumento salarial.

No entanto, só podemos falar da pausa para o almoço real se o tempo de trabalho diário exceder seis horas. Nos contratos de trabalho a tempo parcial horizontal ou vertical, no entanto, é possível encontrar um acordo entre o empregador e o trabalhador.

A remuneração do almoço no trabalho
Outra questão de longa data da legislação do intervalo para o almoço diz respeito ao seu salário. Nesse caso, existem tipos contratuais para os quais o intervalo do almoço não é incluído na remuneração e outros, como no caso dos trabalhadores das linhas de produção, para os quais o intervalo faz parte da contagem das horas a serem remuneradas.

De qualquer forma, o horário do almoço deve ser indicado no contrato de trabalho.

Onde posso descansar durante o trabalho?
Não existe um regulamento para o intervalo do almoço que imponha o local. Algumas empresas, aquelas com pelo menos 50 funcionários, podem ter um serviço interno de cantina. Outros recorrem ao sistema de tickets, enquanto outros, geralmente os menores, deixando aos funcionários a liberdade de se organizarem como preferirem, com a possibilidade de voltar para casa ou ter uma boa schiscetta na frente do computador.

E os outros intervalos?
Além do intervalo para o almoço, é permitido ao trabalhador outros intervalos, obviamente curtos, destinados a descansar o cérebro (ou corpo) e recuperar energia.

Este é o chamado "coffee break" (se estiver disponível no escritório!) Ou "estique as pernas".


Esses intervalos de trabalho  duram não menos de 10 minutos e também se referem a um dia útil superior a seis horas.

O chamado coffee break normalmente não é pago, diferentemente do mais frequente e mais curto "break i need services", que obviamente dura menos de 10 minutos!

A pausa dos operadores de terminais de vídeo
Uma discussão separada deve ser feita não para a legislação do intervalo para o almoço, mas para todos os outros intervalos para os trabalhadores que realizam seu trabalho em um terminal de vídeo (PC, smartphone, tablet).

Para esses trabalhadores, a necessidade normal de recuperação de energia é adicionada à necessidade de tirar os olhos e descansar.

Por esse motivo, os operadores de terminais de vídeo que trabalham mais de vinte horas por semana têm um intervalo de quinze minutos a cada duas horas.

Atenção, no entanto: não há menção a uma pausa ociosa, mas simplesmente para tirar os olhos do terminal de vídeo. Você pode usar esse tempo para fazer uma ligação, atualizar sua agenda, colocar seus documentos em ordem e muito mais.

Afaste-se do local de trabalho
Outra pergunta sobre a pausa para o café é onde conseguir esse café! Geralmente, as grandes empresas estão equipadas com máquinas e máquinas de venda automática localizadas nos corredores, para que o problema da distância não surja.

O assunto é diferente no caso de uma loja, uma pequena empresa ou uma oficina. Nesse caso, você pode equipar-se com uma máquina de café (e seria uma boa prática os waffles serem comprados pelo empregador!) Ou, se a distância permitir, você pode ir a um bar.

Escusado será dizer que não é possível sair da empresa sem ter carimbado o crachá, se necessário! Caso contrário, no caso de uma loja ou pequeno escritório, é suficiente informar o empregador.

Pelo contrário: um café da manhã todos juntos seria uma ótima maneira de começar o dia, não acha?

Comentários